Um histórico voo para a Alemanha: Canarinhos de Petrópolis em Munique!

O Coral dos Canarinhos de Petrópolis representaram o Brasil com brilho no 45º Congresso Internacional PUERI CANTORES, na bela capital da Baviera, a quase milenar cidade de Munique, sul da Alemanha. O mais importante evento internacional de Corais Sacros para meninos e meninas, ocorreu entre os dias 12 e 20 de julho de 2025. Os Canarinhos representaram o Brasil com excelência musical, espiritualidade e sensibilidade artística. Os jovens coralistas emocionaram o público europeu com um repertório composto por obras da música sacra e da música folclórica brasileira e comprovam a sua já consolidada trajetória de ser o mais tradicional Coro de Meninos do Brasil!
A jornada teve início na cidade de Speyer, onde os 41 coralistas foram calorosamente recepcionados pelo Domkapellmeister Markus Melchiori e pelo Domkantor Joachim Weller. Nos dias 13 e 14 de julho, o Coral participou de uma missa e de um concerto na imponente Catedral Românica de Speyer. O repertório, inteiramente brasileiro, foi muito bem acolhido pelos presentes, que elogiaram entusiasticamente a qualidade musical e a expressividade das apresentações. Além dos compromissos musicais, os jovens coralistas participaram de atividades culturais enriquecedoras, como visitas guiadas à Catedral e sua cripta, ao novo órgão de tubos e ao Museu de Tecnologia. A hospitalidade foi um destaque da estadia: os Canarinhos ficaram hospedados em casas de famílias de membros do Coro da Catedral, o que proporcionou um valioso intercâmbio cultural e humano, marcado por encontros e partilhas fraternas.
No dia 16 de julho, os Canarinhos seguiram para Munique, na Baviera, para os eventos centrais do Congresso Internacional, que nesta edição reuniu mais de 4 mil jovens cantores, representantes de 169 coros, vindos de 18 nacionalidades. A cerimônia de abertura aconteceu na tradicional Marienplatz, marco do centro histórico de Munique.
Na quinta-feira, 17 de julho, os Canarinhos participaram, juntamente com o Coral Arautos do Grande Rei, de Xaxim (SC), da Missa das Nações, realizada na Igreja ASAM e presidida pelo presidente do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, Frei Marcos Antônio de Andrade. A celebração contou com a presença de Ulrich Bröskamp e de sua esposa Elke, familiares de Frei Leto Bienias, fundador do Coral dos Canarinhos no ano de 1942. No próximo dia 15 de agosto, o Coral completa 83 anos de história!
No dia 18 de julho, os jovens participaram da Cerimônia da Paz, realizada na Catedral de Munique, onde, ao lado de outros corais, uniram vozes em oração pela paz no mundo. Um grande grito da juventude clamando ao planeta de que na arte e na música encontramos os caminhos de um mundo mais belo e digno para todos! Na mesma noite, integraram o Concerto de Gala na Igreja de St. Ludwig, junto aos coros “Jugendchor der Domsingschule St. Gallen” e “Augsburger Domsingknaben”. O repertório apresentado pelos Canarinhos, sob a regência de seu Maestro Marco Aurélio Lischt, emocionou o público e contou com obras da música sacra e folclórica brasileira. Ao final do concerto, os três coros interpretaram juntos a peça “The day Thou gavest, Lord, has ended”, de Clement Scholefield.
No sábado, 19 de julho, os Canarinhos visitaram a cidade de Augsburg, conhecendo a sede do coro Augsburger Domsingknaben. Durante o passeio, organizado pela equipe do Congresso, o grupo cantou na Catedral local, incluindo duas obras do repertório oficial e, em seguida, apresentou a Ave Maria, de Heitor Villa-Lobos. A interpretação dos coralistas impressionou os presentes, que demonstraram grande apreço pela beleza e originalidade da música brasileira.
A Missa de Encerramento do Congresso aconteceu no domingo, 20 de julho, novamente na Marienplatz, com a presença de todos os corais participantes. Presidida pelo Cardeal-Arcebispo Reinhard Marx, a celebração reuniu milhares de jovens cantores em uma grande manifestação de fé, música e esperança.
Após a missa, os Canarinhos desfrutaram de um momento de lazer no English Garden, local em que puderam brincar, mergulhar no rio e vivenciar o cotidiano dos moradores de Munique em um clima de confraternização e também, de um merecido descanso após uma programação intensa de belas e formidáveis apresentações.
A viagem foi encerrada com uma visita à cidade de Salzburg, na Áustria, terra natal de Wolfgang Amadeus Mozart. Mesmo com chuva, os coralistas realizaram um tour pelos principais pontos turísticos, visitaram a casa onde nasceu o compositor e a Catedral onde foi batizado. Ali, de forma espontânea, cantaram para o público presente, sendo calorosamente aplaudidos pela bela interpretação da música brasileira.
Esta experiência internacional foi profundamente transformadora para os jovens coralistas, promovendo não apenas o crescimento musical, mas também a vivência da fraternidade, da espiritualidade e da convivência em grupo. A bagagem que trouxeram de volta vai além dos souvenirs: é feita de histórias, descobertas, partilhas e emoções que marcarão suas vidas para sempre.
No ano passado, os Canarinhos comemoraram os 50 anos de sua primeira viagem internacional. Foi em 1974 e reuniu coralistas e frades numa jornada corajosa que marcou época e deixou ao Coral a marca de ser também um Coro “Internacional”. 51 anos depois, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis mantém firme sua missão de manter o rico legado de sua história e de sua tradição de excelência. Essa viagem internacional lembra que o nome “canarinho” pode se referir não só ao canto, mas que os “canarinhos” também voam! Um voo que lembra a missão intrínseca da arte e da música: tocar as vidas e os corações, seja aonde for!
No ano do Jubileu dos 800 anos do Cântico das Criaturas é simbólico que um Coral com alma franciscana voe pelo mundo para louvar a Deus e para lembrar de que a arte pode ajudar o mundo e ser um lugar com mais paz e mais bem! Simbólico também, que no ano dos 350 anos de nossa Província da Imaculada, esse voo se dê no coração da Alemanha católica, região de onde vieram centenas de jovens frades para escreverem a rica história de nossa Província em seu reflorescer, aqui nessas terras distantes! Um deles, o fundador desse mesmo Coral. Não são apenas detalhes simbólicos, mas a própria história que se escreve no lugar mais privilegiado: na vida e no coração das pessoas! Pessoas com vozes que são parte do carisma franciscano e da Província da Imaculada. Talvez seja essa uma das formas mais excelentes de celebrar um Jubileu, poder transpassar o passado com a gratidão de um presente que está fecundo da esperança e da coragem do futuro!
A realização desta viagem foi possível graças ao apoio generoso das famílias, amigos, apoiadores, da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e de todos que acreditam que a arte é um instrumento essencial para a transformação da sociedade. A Equipe do IMCP, Frades e Coralistas expressam a todos, a mais sincera gratidão!
Texto: Rose de Mello e Marco Aurélio Lischt / Fotos: Hugo Rocha