Identidade visual
Uma identidade visual foi criada para as comemorações de 80 anos do Coral dos Canarinhos de Petrópolis. A logo foi desenvolvida pelo estúdio de design “apex dg”, sob responsabilidade do voluntário Alexandre Campos e expressa os sentimentos de solidez e longevidade. A escrita 80 tem seus números unidos e com aparência de metal e dourado, um material resistente ao tempo, e que representa bem o legado do coral, afinal são 80 anos de história
“É uma logo moderna e forte” explica Alexandre. “Uma logo com uma estética que se apresenta exatamente com o nome do evento, tendo destaque no número 80. Depois percebemos a palavra anos, e então vemos a logo do Instituto, na mesma sequência da frase ‘80 anos do Coral dos Canarinhos de Petrópolis’. A identidade visual foi desenvolvida em 2 conjuntos de cores para assinar os diferentes materiais das comemorações.
Um trabalho de mais de seis meses de uma equipe disposta a traduzir a vida de um coral que hoje não é apenas de Petrópolis, mas do Brasil inteiro, sendo o mais antigo do país. Foi em 1942 que o franciscano Frei Leto Bienias fundou o Instituto dos Meninos Cantores que hoje conta com mais de 140 coralistas. Instituição que preza pela disciplina e coloca em prática os valores franciscanos, desenvolvendo uma formação musical de excelência. O IMCP é patrimônio de Petrópolis e também do Brasil!
1942
Frei Leto cria o Coral dos Canarinhos
Com um grupo de aproximadamente 50 meninos, Frei Leto se apresentou na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, pela primeira vez, na celebração de 1º comunhão de em 15 de agosto de 1942.
1943
Ato Litúrgico no Congresso Eucarístico
O coro consegue, juntamente com os frades do convento, participar de importante ato litúrgico no Congresso Eucarístico, realizado em Petrópolis por ocasião da comemoração do centenário da cidade. O sucesso foi grande. Nessa ocasião, o povo da cidade começou a chamar os meninos cantores com o apelido de “canarinhos”. Este apelido tornou-se tão conhecido que vigora até os dias de hoje como o nome artístico e oficial do coro
1951
Pardais da Catedral de Regensburg
Disposto a fazer o melhor para o seu coro e aprimorar a si próprio,
Frei Leto obteve dos Superiores da Província uma licença para fazer um estágio na Europa, com os “Regensburger Domspatzen”
(Pardais da Catedral de Regensburg). Este coro da Alemanha tem mais de mil anos de tradição.
Durante 9 meses, no ano de 1951, Frei Leto assimilou deste coro o que havia de melhor e nos trouxe o estilo de cantar dos meninos de Regensburg.
1952
Associação dos Amigos dos Meninos
Cantores de Petrópolis
Fundação da Associação dos Amigos dos Meninos Cantores de Petrópolis, que por muitos anos foi a mantenedora deste sonho.
1955
Pardais da Catedral de Regensburg
Foram criados estatutos e a escola de canto tornou-se pessoa jurídica. Através da permissão dada pelo padre assistente da Ordem Terceira, Frei Leto começou a construir um sobrado para a escola. Em 1955 começou a funcionar efetivamente: os meninos iam à sede após o turno regular na escola para almoçar, brincar e depois aprender os fundamentos musicais: solfejo, técnica vocal, repertório coral.
1957
Ginásio dos Meninos Cantores de Petrópolis
Para garantir a continuidade dos meninos no Coral, criou, juntamente com Frei Evaristo Arns, em 1957, o Ginásio dos Meninos Cantores de Petrópolis. Era gratuito para os cantores e em regime particular para os demais. Ainda com este objetivo de manutenção, no mesmo ano, constrói um posto de gasolina e abre um curso particular de datilografia em 1958.
1967
Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil
Junto com o Pe. José Maria Visnieski Filho SVD, fundador do Coro de Meninos Cantores “Mater Verbi” de Juiz de Fora, Frei Leto fundou a Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil, nos moldes do que existe nos países da Europa.
1970
Frei Leto muda a sede do IMCP
Em 1970, Frei Leto mudou a sede do Instituto dos Meninos Cantores para um terreno na Rua Santos Dumont, hoje conhecido como Complexo Bom Jesus. A parte escolar continuou na Rua Frei Luís até 1990. Os 9.000 metros quadrados do terreno prometiam ser o ideal para o sonho do frei; mas muito cansado e disposto a dividir o peso de tamanha responsabilidade, Frei Leto solicitou à Província um sucessor. Algumas tentativas depois, surgiu a oportunidade esperada com um jovem frei, professor do Seminário de Agudos em São Paulo: Frei José Luiz Prim.
1973
Direção do Ginásio e Escola Gratuita São José
No ano de 1973, Frei José Luiz assume os cargos de Diretor do Ginásio e Diretor da Escola Gratuita São José.
1974
Pardais da Catedral de Regensburg
O então Ministro da Educação e Cultura, Ney Braga, ouviu o Coral dos Canarinhos e encantado,
prometeu ajudá-los junto aos projetos desejados: participar do XV Congresso de Meninos Cantores em
Roma/Itália no fim daquele ano e construir a sede própria.
O coro consegue embarcar para a Europa em 4 de dezembro de 1974.
1976
Início da construção da sede própria
Após muita luta junto aos meios oficiais, no mês de julho de 1976, as máquinas de terraplanagem finalmente iniciaram a obra. As verbas que vinham de Brasília em datas determinadas foram importantes neste aspecto pois o cronograma da obra era “enxuto”. Já com a direção geral de Frei José Luiz Prim, algumas transformações acontecem na vida escolar e musical. A Escola recebe em suas salas, pela primeira vez, a presença de meninas. Outra mudança foi a assimilação definitiva da Escola Gratuita São José e do Ginásio dos Meninos Cantores pelo Instituto. Ou seja, no dia 25 de setembro daquele ano foram supressas juridicamente aquelas duas entidades e tudo passou a denominar-se Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. A partir daí o Instituto ficou constituído de dois setores: o de ensino escolar (na Rua Frei Luís) e o de ensino musical (na Rua Santos Dumont). Assim permaneceu até 1990.
1979
Congresso
Viagem à Venezuela para participar do XIX Congresso Internacional Pueri Cantores em Maracaibo que aconteceu de 28 de dezembro de 1979 a 1° de janeiro de 1980.
1980
Abertura da sede
Estava pronta a nova casa para as atividades musicais; havia muito espaço e com isso liberdade para crescer.
1983
Novamente na Venezuela
Nova viagem à Venezuela para participar dos festejos do bicentenário de Simón Bolívar em Caracas.
1985
O “Messias de Haendel”
Apresentação do Oratório “O Messias” de Haendel na igreja do Sagrado Coração de Jesus.
1988
Falecimento do Frei Leto
Em 1988, depois de uma vida de muito trabalho e dedicação, morre Frei Leto Bienas.
1988
Coral das Meninas dos Canarinhos
Por iniciativa do Frei José Luiz, desde 1988 o IMCP conta também com o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis. Atualmente, 56 meninas compõem o coro, que já realizou apresentações por diferentes regiões do Brasil e Portugal – esse como parte das comemorações pelos 500 anos de descobrimento do Brasil.
1990
CD de Natal
Lançamento do CD "Natal"” o Dia da Alegria, com regência de Frei José Luiz Prim.
1991
Viagem a Alemanha
Com apenas um grupo de 9 cantores.
1992
Jubileu de ouro
Em 1992 o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis festejou os 50 anos do Coral dos Canarinhos com a realização do VIII Congresso Nacional de Meninos Cantores, que trouxe a Petrópolis aproximadamente 500 cantores: 10 coros do Brasil e 2 do exterior. Clássicos como “O Messias” de Haendel, “Jóias da Ópera” e a estréia mundial da “Missa Brevis IV”, de Ernani Aguiar, entusiasmaram o público das cidades de Petrópolis e do Rio de Janeiro.
1993
Viagem aos EUA e lançamento do CD de Música Popular Brasileira.
1994
Lançamento de mais um CD
Lançamento do CD "Canto Gregoriano" sob regência de Frei José Luiz Prim. Segundo ele, o Coral dos Canarinhos sempre cultivou o Canto Gregoriano. A maior parte das músicas continuam sendo cantadas até hoje. A gravação foi realizada na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, a mesma em que o coro vem cantando todos os domingos, há 52 anos.
1997
CD “Noite Feliz”
Lançamento do CD "Noite Feliz", sob regência de Frei José Luiz Prim.
1998
Desde 98 até hoje!
Regresso da Alemanha do atual regente dos Canarinhos, Marco Aurélio Lischt.
1999
Revoando com os Canarinhos
Gravação do CD “Revoando com os Canarinhos” de música popular brasileira, patrocinado pelo Colégio Bom Jesus.
2000
Apresentação do Oratório de Natal
Apresentação do Oratório de Natal de J. S. Bach pela primeira vez em Petrópolis, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.
2003
Gravação do CD
Gravação do CD Tempus Nativitatis contendo obras em gregoriano e do Padre José Maurício Nunes Garcia, juntamente com a Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ.
2007
Congresso Nacional
Em comemoração aos 65 anos dos Canarinhos, realizou-se mais um Congresso Nacional dos Meninos Cantores do Brasil em Petrópolis.
2009
Lançamento do CD “Christus est Natus”
2009
Tiragem de + de 300 mil cópias
Gravação de mais um CD, desta vez para a Missionszentrale da Alemanha, com o título “Es ist ein Ros entsprungen" e com uma tiragem de 300 mil cópias. Uma edição do mesmo CD no Brasil recebeu o título “Christus est natus”, e teve uma tiragem de 3 mil cópias.
2010
+ de 60 mil visualizações com o Panis Angelicus
Música cantada pelos Canarinhos de Petrópolis na missa do dia 22/8/2010. Regente: Marco Aurélio Lischt.
2010
Canarinhos de Petrópolis emocionam Caçador (SC)
Cerca de 500 pessoas acompanharam na noite do dia 20 de setembro a apresentação do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, na Catedral São Francisco de Assis, em Caçador (SC). O evento foi um oferecimento do Grupo Bom Jesus à comunidade escolar Bom Jesus Aurora e a toda comunidade caçadorense.
2011
Coral prestigia missa de ex-Canarinho
O Coral dos Canarinhos de Petrópolis participou da primeira missa celebrada pelo frei Gustavo Wayand Medella, ex-integrante do coral, novo presbítero da Província. Durante a missa das 10h na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, o franciscano iniciou seu Ministério Presbiteral com grande emoção. Ao final, o maestro Lischt convidou o ex-regente e ex-diretor dos Canarinhos, Frei José Luiz Prim, para reger o coro cantando ”Aleluia” de Handel. Frei Medella integrou-se ao coral e cantou relembrando sua trajetória de menino cantor.
2011
Canarinhos conquistam a Europa
O Coral dos Canarinhos de Petrópolis voltou a conquistar os europeus durante 15 dias no mês de setembro, em sua sétima turnê internacional. Os meninos apresentaram-se em oito concertos e duas missas em cidades da Áustria, República Tcheca e Alemanha. Para o maestro Marco Aurélio Lischt, regente dos Canarinhos e diretor artístico do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis - IMCP, a turnê superou as expectativas:“O repertório era novo e difícil, e apesar do cansaço, os meninos se saíram muito bem. Valeu a pena!”.
2011
Mais turnê: sucesso em Bonn, Dresden e Viena
Na cidade de Bonn, na Alemanha, os Canarinhos contaram com a participação do Frei Estevão Ottenbreit, vice provincial da Província da Imaculada Conceição no Brasil. Ele fez a apresentação do concerto com repertório misto, entre peças sacras e do folclore. Em Viena, na Áustria, o responsável pela organização do concerto foi o Frei Ulrich Zankanella, onde o repertório foi inteiramente dedicado à música sacra. Ambas as apresentações foram intermediadas pela Missionszentrale der Franziskaner. Comentário publicado no Jornal de Dresden (Alemanha)
2012
Corais do IMCP na Globo
Um grupo de meninos e meninas dos Corais dos Canarinhos e Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, participou de um dos capítulos da nova novela da Rede Globo "Cheias de Charme". Uma de nossas cantoras, Stela Brenda Lima Gril, cantou a música "Noite Feliz", fazendo o papel da atriz Leandra Leal quando criança.
2012
Coral dos Canarinhos de Petrópolis lança dois CD’s ao mesmo tempo
O Coral dos Canarinhos de Petrópolis, o mais antigo do Brasil formado por meninos, encerra o ano com importantes empreendimentos na discografia brasileira e internacional. Em agosto, o Coral completou 70 anos. Para marcar a data, foram lançados 2 CD´s: um que reúne músicas sacras brasileiras, todas contemporâneas; e outro com canções natalinas alemãs, que contém ainda, duas músicas brasileiras e uma argentina, com distribuição no Brasil e Alemanha.
2013
Apresentação dos Canarinhos na Argentina foi um sucesso
Os Meninos Cantores de Petrópolis se apresentaram na noite do dia 30 de maio no festival Iguazu en Concierto, na cidade de Puerto Iguazu, na Argentina. O Coral dos Canarinhos levou a cultura e o folclore nacional para além das nossas fronteiras no Loi Suites Hotel. Ao todo, 34 coralistas participaram.
2013
Coral Canarinhos perde seu eterno regente
Como regente desse coral, Frei Prim realizou numerosas excursões artísticas por diversos Estados do Brasil. Organizou e dirigiu também 6 excursões internacionais. Por 4 vezes teve o privilégio de apresentar seu coro diante do Papa. Da primeira vez, cantou integrado com o enorme coro de 12.000 vozes de Meninos e Jovens Cantores, reunidos na Basílica de São Pedro, em Roma, para o XV Congresso Internacional de Meninos Cantores. Nas outras 3 apresentações com a presença do Santo Padre, teve o privilégio de ter o coro cantando como solista em certos momentos da celebração. Frei José Luiz considera essas apresentações diante do Papa como os maiores eventos de sua vida como regente do coral.
2014
Canarinhos de várias gerações se unem para homenagear Frei José Luiz Prim
O Dia dos Pais foi especial na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. O domingo foi reservado para uma homenagem ao Frei José Luiz Prim, que, por 28 anos, foi regente e diretor do Coral dos Canarinhos de Petrópolis. A lembrança ao Frei uniu atuais integrantes e ex-coralistas do grupo vocal. Um dos maiores incentivadores do desenvolvimento do canto coral no país, Prim faleceu há um ano, em decorrência de um acidente automobilístico.
2014
Canarinhos emocionam e encantam em Agudos
A apresentação do Coral Canarinhos de Petrópolis foi de tirar fôlego na Capela do Seminário Santo Antônio de Agudos, especialmente com a peça dramática “Eli, Eli (Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes)”, de Georgius Bárdos. Os pequenos cantores de Petrópolis emocionaram e encantaram o público na quarta-feira (25/09/14), especialmente muitos dos frades presentes que fizeram parte do Coral. O Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Michael Perry, acompanhou atentamente a apresentação na primeira fila. “Magnífico”, resumiu o atual representante de São Francisco de Assis. Ele ficou tão encantado com a apresentação dos Canarinhos que pediu para o Maestro repetir no final da Missa de encerramento, na quinta-feira, a canção “The Lord bless you and keep you” (Bênção de São Francisco).
2015
DVD de Roberto Carlos inclui apresentação com os Canarinhos de Petrópolis
Uma apresentação do Coral dos Canarinhos de Petrópolis com o cantor Roberto Carlos e o grupo Roupa Nova foi selecionada para participar do CD e DVD “Duetos 2”, que já está nas lojas e reúne encontros do cantor com artistas consagrados no cenário da música nacional, como Erasmo Carlos, Jorge Ben Jor e Rita Lee, ao longo de vários anos. A faixa com a participação do grupo vocal foi gravada em 2008.
2015
Canarinhos se destacam no Mapa da Cultura do Rio de Janeiro
O Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) foi reconhecido como uma das principais atividades culturais da cidade pelo Mapa da Cultura RJ. Os Corais dos Canarinhos tiveram amplo destaque, com uma página exclusiva, que destacou o município como a “cidade dos corais”. O anuário, produzido pela Secretaria de Cultura do Estado, é um roteiro cultural completo sobre instituições, locais e ações que envolvem o setor no Rio de Janeiro. No texto, é destacada a trajetória dos Corais dos Meninos e das Meninas dos Canarinhos, citando que o espetáculo “quase angelical” reúne mais de 60 vozes cantando “na mais perfeita harmonia”.
2016
Canarinhos apresentam Réquiem de Fauré
O Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) realizou um grande concerto na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. O evento teve apoio do Conselho Municipal de Cultural e da prefeitura de Petrópolis, através da Fundação de Cultura e Turismo.
2017
IMCP recebe Prêmio Maestro Guerra-Peixe
O Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) foi um dos vencedores do Prêmio Maestro Guerra-Peixe, anunciado no último sábado (18). A instituição foi premiada na categoria Música Erudita pela apresentação do oratório “A Paixão segundo São João”, realizada pelos Corais dos Canarinhos, das Meninas dos Canarinhos e pela Orquestra Filarmônica de Petrópolis no ano de 2016.
2018
Instituto Canarinhos ganha Prêmio Guerra-Peixe
O Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) foi um dos agraciados do Prêmio Guerra-Peixe, em cerimônia realizada no dia 10 de abril de 2018 em Petrópolis. A instituição foi premiada na categoria Música Erudita, com o Concerto “500 anos da Reforma Protestante”. Ao longo das nove edições do evento, o Coral dos Canarinhos foi premiado outras duas vezes, em 2010 e em 2017, com o oratório “A Paixão Segundo São João”, que contou com a participação também do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis e da Orquestra Filarmônica de Petrópolis.
2018
Canarinhos e Arautos do Grande Rei no Pueri Cantores
Os Corais Canarinhos de Petrópolis (RJ) e Arautos do Grande Rei de Xaxim (SC) participaram do XV Congresso Regional Sudeste da Federação de Meninos Cantores do Brasil, realizado de 18 a 22 na cidade mineira de Juiz de Fora. A cerimônia de abertura foi realizada no Cine-Theatro Central, em concerto de gala do Coral Mater Verbi, dos Meninos Cantores da Academia, o anfitrião nesta edição do evento.
2018
Canarinhos marca presença no Capítulo Provincial da Província da Imaculada Conceição
Os frades capitulares tiveram uma noite de encantamento no dia 17 de novembro, com o concerto do Coral Meninos Cantores Canarinhos de Petrópolis. O maestro Marco Aurélio Lischt trouxe um repertório em duas partes: a primeira com obras sacras e a segunda com obras da MPB.
2019
Restauro do Órgão de Tubos
Durante todo o ano de 2019, o Coral dos Canarinhos de Petrópolis promoveu Concertos Espirituais em vista do restauro do órgão de Tubos da Igreja do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis. O instrumento é centenário e abrilhanta as celebrações das quais os Canarinhos cantam.
2019
Canarinhos de Petrópolis cantam e encantam os frades jubilandos
Os frades que se reuniram na Fraternidade do Sagrado, em Petrópolis (RJ), para celebrarem os seus jubileus de vida franciscana ou presbiteral ganharam um belo presente nesta quinta-feira: um Concerto Especial no Instituto Meninos Cantores de Petrópolis, reunindo os Corais dos Meninos e das Meninas dos Canarinhos.
2020
Coral dos Canarinhos lança clipe inédito
A composição mais famosa feita sobre o texto da oração da Ave Maria, a “Ave Maria de Gounod” foi a canção escolhida pelo Coral dos Canarinhos de Petrópolis para ser gravada durante a quarentena. O clipe especial, feito à distância, sobre a regência do maestro Marco Aurélio Lischt.
2020
Especial de Natal
A tradição de levar a mensagem de amor, fé e esperança de Jesus Cristo por meio das vozes dos corais do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) foi mantida. Um trabalho conjunto que reuniu cantores, maestros, equipe de filmagem, editores e publicitários, ao longo dos últimos dois meses, garantiu um Concerto de Natal inédito. A apresentação foi transmitida no dia 23 de dezembro, às 19 horas, na página dos Canarinhos no Facebook e pelo canal da TV Franciscanos no YouTube. O especial ganhou destaque no site do Vatican News e na Canção Nova.
2021
Canarinhos lançam documentário sobre 80 anos de história
Acostumado a contar histórias através da música, chegou a vez do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis ter a própria trajetória contada. Graças à Lei Aldir Blanc, o coro de meninos mais antigo do Brasil vai levar às telas sua história de sucesso que atravessa gerações no curta-metragem “Canarinhos de Petrópolis – Tradição e Contemporaneidade”.
2021
Prêmios da CNBB
Com muita alegria e surpresa os coralistas receberam a notícia da indicação aos Prêmios de Comunicação da CNBB, com o Especial de 78 anos do Coral dos Canarinhos de Petrópolis. O Especial comemorativo dos 78 anos do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, contou com o lançamento da música Ave Verum, de Mozart, gravada pelos meninos em casa, durante a pandemia e também a participação de ex-canarinhos que atualmente dedicam suas vidas à música.
2021
Pós-pandemia
Desde o início do mês de setembro, os Corais dos Canarinhos de Petrópolis (RJ) retornaram com os ensaios de modo presencial no Instituto dos Meninos Cantores (IMCP). Após um ano e meio com eventos, ensaios e concertos de forma virtual e a distância, os coralistas voltam a dar vida ao prédio do ICMP, que respira música.
2021
Primeira apresentação presencial na pandemia
No dia 1º de setembro, o Coral dos Canarinhos do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (RJ) fez a primeira apresentação presencial na pandemia, após mais de um ano de atividades e gravações realizadas apenas de modo remoto.
2022
Viagem para o Mato Grosso do Sul
Pela primeira vez os Corais dos Canarinhos pousaram nos ipês do Cerrado para levar mais solenidade a Ordenação Presbiteral e Primeira Missa de Frei Jorge Henrique Lisot Camargo. O evento ocorreu em maio e também contou com um Concerto em Campo Grande (MS).
2022
Prêmio CNBB
Pelo segundo ano consecutivo, o Coral dos Canarinhos de Petrópolis foi indicado aos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Desta vez, com o documentário “Canarinhos de Petrópolis - Tradição e Contemporâneidade”.
2022
Aniversário de 80 anos
No dia 15 de agosto de 2022, o Coral de Meninos mais antigo do Brasil completou 80 anos de história.
NOSSAS CONQUISTAS
História de sucesso que atravessa gerações
ÁLBUNS
GRAVADOS
EXEMPLARES DO ÁLBUM
“CHRISTUS EST NATUS
PAÍSES VISITADOS
PARA APRESENTAÇÕES
EX-CANARINHOS SÃO
PROFISSIONAIS DA MÚSICA
VOZES PASSARAM
PELO GRUPO
FATOS E CURIOSIDADES
Só quem já foi Canarinho vai lembrar
1.
ORIGEM DO NOME CANARINHOS
Conta-se que a primeira vez em que os meninos cantores foram chamados de canarinhos remete ao dia em que Frei Leto, fundador do instituto, organizou uma festa de Primeira Comunhão no Sagrado em 1942. Na ocasião, ele teria vestido os meninos com túnicas amarelas, o que, aos olhos do público, imediatamente foi sinônimo de canarinhos.
2.
ALMOÇO COM O PAPA
Há 46 anos os canarinhos ultrapassaram as fronteiras de Petrópolis. Foi em 1974 que o grupo se apresentou, pela primeira vez, na Europa. Naquele ano, os meninos cantaram no XV Congresso de Meninos Cantores em Roma. Ocasião, inclusive, em que um deles, Ricardo Luís Rodrigues, teve a oportunidade de almoçar com o Papa.
3.
VIAGENS DE KOMBI
Talvez você não saiba, mas antes da sede do IMCP ser como a conhecemos hoje, a rotina dos meninos era dividida entre os ensaios no referido terreno, e as aulas curriculares, que aconteciam na Escola Gratuita São José, na Rua Frei Luiz. Depois do almoço, era para lá que eles eram levados numa kombi que entrou para a história.
4.
IDAS DO GRUPO À FEIRA LIVRE
Durante um tempo, terça-feira era dia de alguns alunos acompanharem os funcionários do Instituto nas feiras livres. A recompensa oferecida era uma maçã. Isso até um dos meninos colocar a fruta por inteiro na boca e levar um susto ao não conseguir retirá-la. A passagem é contada até hoje entre risadas por quem dela ouviu falar!
5.
FILIAÇÃO À FEDERAÇÃO INTERNACIONAL PUERI CANTORES
Fundado em 1942, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis é filiado à Federação Nacional dos Meninos Cantores e à Federação Internacional, com sede em Roma. O grupo já participou de quatro importantes celebrações presididas pelos papas Paulo VI e João Paulo II, uma delas aquela em que Ricardo almoçou com o Papa Paulo VI.
6.
DISCOGRAFIA DOS CANARINHOS
A discografia já conta com 18 CDs. O primeiro LP dos Canarinhos foi lançado ainda em 1956. De lá para cá, os meninos já se envolveram em outros trabalhos de sucesso absoluto, como foi o caso do álbum “Christus est Natus”, que teve tiragem de 300 mil exemplares e foi patrocinado pela Missionszentrale der Franziskaner.
7.
CORAL DAS MENINAS
Por iniciativa do Frei José Luiz, desde 1988 o IMCP conta também com o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis. Atualmente, 56 meninas compõem o coro, que já realizou apresentações por diferentes regiões do Brasil e Portugal – esse como parte das comemorações pelos 500 anos de descobrimento do Brasil.
8.
40 EX-CANARINHOS VIVEM DA MÚSICA
De acordo com a direção, são 36 os profissionais cujo caminho na música começou a ser trilhado ainda enquanto eles eram canarinhos.
(Com informações da jornalista Carolina Freitas/Sou Petrópolis)