Logo Canarinhos

Coral das Meninas dos Canarinhos canta no Instituto Teológico Franciscano

Frei João Manoel Zechinatto, OFM
Icone botão calendario
15/08/2024
Coral das Meninas dos Canarinhos canta no Instituto Teológico Franciscano

Na noite desta quarta-feira, 14 de agosto, o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis cantou na abertura da Exposição: "Jornada para o Brasil: História das migrações de povos de língua alemã". Este é um dos muitos eventos que têm ocorrido por ocasião do Bicentenário da Imigração Alemã ao Brasil (1824 - 2024). Presença ilustre no evento foi o Cônsul-Geral Adjunto da Alemanha no Rio de Janeiro, Joachim Schemel.

O evento teve início com uma fala do Frei Sandro Roberto da Costa, reitor do ITF. Em sua fala, o frade acolheu a todos os presentes e externou sua alegria por este Instituto de Teologia ter a honra de sediar essa exposição que ajuda a contar parte da história de Petrópolis, em especial, da grande contribuição que a cultura alemã imprimiu em nosso município. Depois, seguiram-se algumas falas de convidados ilustres presentes no evento. Dentre eles, o Cônsul-Geral Adjunto da Alemanha, que inclusive, estudou teologia no ITF.

O Coral das Meninas, regido pelo Maestro Marcelo Vizani, estava em ótima forma e cantou canções tradicionais em língua alemã, como "Hebe deine Augen auf zu den Bergen" de Felix Mandelssohn Bartholdy, e também canções populares brasileiras como "Gente Humilde" de Chico Buarque.

Após a apresentação de nossas Meninas, o evento seguiu com duas contribuições. Uma de Frei Elói Dionísio Piva, que fez um panorama histórico dos franciscanos alemães que chegaram em Petrópolis no final do século XIX e outra; do Professor Maurício Ferreira Junior acerca de objetos de memória e a Vilegiatura Tropical  Serrana. As falas, muito interessantes, ajudaram o público na compreensão da grande contribuição da cultura alemã para a formação da cidade de Petrópolis. Em especial, dos frades franciscanos, que muito contribuíram em diversas áreas para o desenvolvimento religioso e social deste município. 

Ao final das falas, os convidados dirigiram-se para a Biblioteca do Instituto, que abrigará nas próximas semanas essa exposição da "Jornada para o Brasil: História das migrações de povos de língua alemã".