Logo Canarinhos

Corais dos Canarinhos acolhem novos Coralistas para o ano de 2024!

Frei João Manoel Zechinatto
Icone botão calendario
16/04/2024
Corais dos Canarinhos acolhem novos Coralistas para o ano de 2024!

Em dois domingos do Tempo Pascal (07 e 14 de abril), o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) celebrou a investidura de novos meninos e meninas que foram acolhidos, oficialmente, em seus Corais. Ambas as celebrações ocorreram na tradicional Missa Dominical das 10h na Igreja do Sagrado, em Petrópolis (RJ), Eucaristia esta que é sempre cantada pelos Corais do Canarinhos.

No dia 07 de abril, ocorreu a investidura de 10 meninas que foram acolhidas no Coral das Meninas dos Canarinhos. Já no domingo, dia 14, ocorreu a investidura de 6 meninos que foram acolhidos no Coral dos Canarinhos. Ambas as celebrações foram presididas pelo Presidente do IMCP e Definidor Provincial, Frei Marcos Antonio de Andrade. Tanto as meninas como também os meninos, foram chamados, nominalmente, por seus respectivos Maestros. Marcelo Vizani, a frente do Coral das Meninas; e Marco Aurélio Lischt, a frente do Coral dos Meninos. Ambos os Maestros completam 26 anos a frente dos Corais neste ano de 2024!

Acompanhados por seus familiares e por toda a Comunidade de fé, reunidas em oração, esses meninos e meninas assumem a nobre missão de cantar junto com todo o povo os louvores do Senhor, mantendo viva a rica tradição do canto litúrgico da Igreja, seja ele polifônico, gregoriano e também popular.  Frei Marcos, dirigindo-se aos novos coralistas os lembrou da nobre e importante missão e serviço que eles haverão de desempenhar: “Jovens cantores, a investidura de vocês, neste tempo pascal, quer ser um convite à experiência de tocar o Ressuscitado, expressão máxima do amor que vence a morte e o pecado. Isso porque o amor é tocável. Vocês, com suas vozes, procuram mostrar esse mesmo amor para todos nós! Aos que os ouvem, que possam ouvir o amor, que possam sentir esse amor, que possam viver esse amor! Amor este que é a própria voz e mandato do Senhor à sua Igreja! Jamais se esqueçam de que é também o amor que os trouxe até este dia e que é ele que também guiará cada um de vocês nos anos que hão de vir, como servidores dos Louvores do Senhor junto aos nossos Corais!”

Revestidos com as vestes litúrgicas, próprias de meninos cantores, os novos e novas coralistas são, após a investidura, acolhidos pelos seus Maestros, recebem a Pasta com as Partituras, sinal do ofício de cantores da Liturgia e dirigem-se junto ao coro para exercerem a nova missão assumida perante toda a Igreja.

Para chegarem ao dia da investidura nos Corais dos Canarinhos, os meninos e meninas fazem um ano de preparação como “Aprendizes dos Canarinhos”. Um tempo de formação em que aprendem teoria e pratica musical, bem como convívio e ambientação em um Instituto de Música. Depois desse período de preparação, os aprendizes decidem-se por perseverar no Instituto e fazem o ingresso oficial nos Corais. Atualmente, o Coral dos Canarinhos e o Coral das Meninas dos Canarinhos revezam-se nas celebrações dominicais na casa mãe do IMCP, a Igreja do Sagrado. Cada domingo, um dos Corais canta a Liturgia Eucarística na celebração das 10h, um costume de décadas na história dos Canarinhos de Petrópolis.

Sempre ao final da celebração da investidura, segue-se um momento de confraternização em que os novos coralistas, outros membros dos corais e familiares partilham um bolo na alegria de acolher estes novos meninos e meninas nos Corais dos Canarinhos.